A força das pequenas e micro empresas no desenvolvimento e crescimento do país



Viviane Valente  


 "O desenvolvimento das pequenas e micro empresas é fundamental para o crescimento sustentável da economia de um país"

As pequenas e micro empresas detêm um papel importante para a economia de um país e contribuem eficazmente para seu desenvolvimento e crescimento.
Através da valorização desse segmento de empresas, países como Irlanda e Finlândia saíram do patamar de país agrícola e de baixo desenvolvimento econômico para exportadores de tecnologia e competitividade, obtendo níveis de alto crescimento e desenvolvimento econômico e social. Para alcançar tal nível, estes países adotaram diversas medidas e, dentre elas, incentivaram as pequenas e micro empresas com programas de fortalecimento do setor, a fim de obter força competitiva e tecnológica frente aos grandes do mercado internacional.
As medidas utilizadas por Irlanda e Finlândia foram a adoção da redução tributária; a redução da burocracia; a promoção das empresas ao mercado externo; a parceria público-privada e a criação de centros tecnológicos, ou seja, estes países voltaram toda sua atenção para o mercado exportador, a fim de gerar riqueza em suas contas nacionais.
A força desse segmento de empresas não é observada somente em países europeus. No Brasil, as pequenas e micro empresas possuem um papel importantíssimo na economia. Em 10 anos de mensuração do setor, a produção saltou de 144 bilhões para 599 bilhões. Juntas, estas empresas representam mais de ¼ do PIB nacional, ou seja, 27%. Em 2001, a participação das pequenas e micro empresas no PIB foi de 23,2% e, 10 anos depois, saltou para 27%. Além da importância no PIB do país, estas empresas empregam 52% da mão de obra do país.
Entretanto, diferente do exemplo europeu, o Brasil necessita fomentar esse setor através de programas de melhoria do ambiente de negócio, ou seja, realizar programas de promoção das pequenas e micro empresas ao mercado externo. Essa promoção deverá ser incentivada seguindo os preceitos do modelo europeu adequando-o a realidade latina, principalmente no que se refere à redução da enorme burocracia e da onerosa carga tributária.
Para abrir uma empresa no país é necessário realizar treze processos legais. Já em países desenvolvidos a regulamentação não ultrapassa cinco. E toda essa burocracia não é somente um problema do Brasil, é uma dificuldade arraigada também em outros países da América Latina, já que para se abrir uma empresa na Argentina ou na Colômbia à quantidade de processos burocráticos a realizar é igual ou superior ao nosso. Todo esse processo longo e oneroso desestimula o pequeno empresário e minimiza o poder criativo do setor.
Não bastasse toda a morosidade para se abrir uma empresa, os países latinos também adotam uma postura intolerante ao fracasso empresarial. Um empreendedor que não obtém sucesso em sua atividade enfrentará processos longos e custosos para conseguir fechar a empresa. Essa atitude desestimula o empresário a voltar ao mercado com um novo empreendimento.
Os países latinos, para fomentar as pequenas e micro empresas, deverão adotar estratégias de redução ao protecionismo agrícola e industrial de alguns setores e realizar investimentos pesados em políticas de promoção das pequenas empresas. Essas políticas deverão aportar programas de redução de taxa de juros, desburocratização, programas de financiamentos e redução fiscal. Os governos necessitam criar programas de desenvolvimento de capacidades para que essas empresas atendam ao mercado externo gerando produtos e serviços com alto valor agregado.
Portanto, Brasil e os demais países latinos deverão buscar desenvolver a criatividade interna voltada para o mercado externo, buscando um padrão de excelência e qualidade, a fim de gerar competitividade nas pequenas e micro empresas e alavancar o crescimento e desenvolvimento do país. Afinal, quando se observa apenas uma empresa desse segmento, pode até parecer pouca coisa, mas juntas representam uma fortaleza para economia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evento Diálogo com os negociadores União Europeia- Mercosul

Dilemas na internacionalização de normas barra integração no Mercosul