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por Alessandra Nascimento (*) A falta de uma maior integração regional está sobre os principais problemas da América do Sul. Vamos abordar este tema na coluna Logística Portuária dessa semana. Integrar para competir num mundo cada dia mais globalizado é uma ferramenta eficaz para assegurar o desenvolvimento econômico. Neste contexto é possível perceber tentativas tais como os projetos de integração regional com o Chile – ligação entre o estado do Mato Grosso do Sul até o oceano Pacífico – passando pela Bolívia destinando-se até o porto do Chile. Ao todo seriam 2,7 mil quilômetros e impactariam reduzindo em 30% os custos da soja e diminuindo em sete dias a viagem até a China. É interessante recordar que outras duas alternativas também seriam alvo de estudos em substituição ao percurso em solo boliviano: uma via Paraguai e a terceira passaria pelo território argentino, ambas com destino final também no Chile Entretanto, de acordo com o Departamento Técnico do Sistema Federaç...
Por Alessandra Nascimento (*) A economia global está baseada em um mundo no qual a ausência de fronteiras deixou de ser um sonho ou uma opção para se converter em realidade. Pensar estrategicamente alternativas de crescimento para a América Latina inicia numa autoanalise dos erros históricos e opções não assertivas. No mundo pós OMC – com seus acordos e comprometimentos a que estão sujeitos os países membros – essa reflexão é essencial para o futuro. Os impostos praticados pelos países latino-americanos a nível regional quando comparado aos da União Europeia, por exemplo, nos mostram assimetrias que ajudam a propagar e aumentar ainda mais as assimetrias da região. Um plano que incorpore governos, sindicatos de trabalhadores e entidades empresariais a exemplo do pacto social Irlandês deve ser melhor avaliado entre as partes buscando sempre garantir um desenvolvimento mais socialmente igualitário. Na coluna Logística Portuária dessa semana vamos analisar uma visão estratégica para o d...
por Alessandra Nascimento (*) O ato de internacionalizar uma empresa é algo mais do que simplesmente vender os produtos do país de origem ao exterior. A coluna Logística Portuária dessa semana vai tratar desse tema: a internacionalização de empresas. Primeiro, vale ressaltar que ela envolve investimentos diretos em terceiros países – que pode ser desde uma simples representação comercial até a uma instalação produtiva – para se tornar mais competitivo internacional e nacionalmente. Pensando estrategicamente, estamos falando no aumento das vendas e da lucratividade, market share, diminuição da dependência do mercado nacional e isso se mostra excelente ferramenta para momentos de crise, a partir da melhoria da capacidade ociosa da empresa, acesso a novas tecnologias. As perguntas a serem feitas pelo gestor da empresa quando começa a pensar em se internacionalizar devem ser: meu produto está apto a competir no mercado internacional? Para onde vou exportar ? Como devo realizar a ...
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